segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Apenas obrigação!

Falta de algo obrigado, gera falta de compromisso!

Onde está o erro nessa afirmação?

Simples, se alguém faz algo obrigado, não está comprometido com aquilo.

Na verdade, se pararmos pra pensar em obrigação, é algo que não fazemos nunca de bom grado, porque está sendo imposto por alguém que se julga superior a nós, seja em conhecimento, em cargo ou no que mais a pessoa se ache superior.

Do que adianta estarmos diariamente agindo sob regras impostas e sem colocar compromisso no que fazemos? Qualquer trabalho que realizamos se pensarmos que estamos fazendo pelo compromisso que assumimos e não pela obrigação que temos se tornará mais fácil de cumprir.

Na igreja não é diferente, do que adianta estarmos semanalmente nos cultos e reuniões que nos sentimos na obrigação de comparecer se na verdade estivermos ali apenas por isso, sem na verdade mensurar que o compromisso que precisamos ter, vai além dessa obrigação imposta. Será que já paramos pra refletir porque seguimos certas regras? Certos dogmas? Será que eles estão de acordo com a liberdade que Jesus traz pra nós? Ou será que de tanto serem repetidos se tornaram uma obrigação religiosa que nos aprisiona num falso compromisso?

Porque fato é que precisamos aprender a diferenciar compromisso de legalismo religioso, que são duas coisas tão distintas quanto água e óleo.

O compromisso é algo livre de obrigações, livre de regras, porque ao assumirmos tal compromisso, naturalmente, a vontade do Pai começa a ser estabelecida na nossa vida sem precisarmos forçar situações, ou identificar pecados na lista de pecados oficiais nominados nas instituições religiosas.

Já o legalismo, gera pessoas com uma vida espiritual mirrada, preocupada em cumprir as regras que lhe foram apresentadas por um líder que entende mais de exegese bíblica do que ela, não que esteja errada a busca por esse tipo de conhecimento, mas hoje eu me vejo na situação de pensar se esse conhecimento realmente nos liberta, ou nos torna mais prisioneiros de fatos e situações escritas por mãos tão pecadoras quanto as minhas.

Compromisso é algo que surge dentro do nosso coração e é gerado no trono da graça de Deus que nos traz liberdade pra enxergar a vida magna que Jesus nos traz ao confessarmos que Ele é o nosso salvador.

Eu hoje me pergunto, onde eu estou?

Sou comprometido? Legalista? Sou obrigado a fazer as coisas? Sou livre pra viver a vida que Jesus planejou pra mim?

Tantos questionamentos e qual seria a solução?

Em quem estou crendo? No Deus que me mandou o filho dEle pra morrer por mim e nesse filho que foi capaz de derramar gotas de sangue por um ser desprezível como eu e me fazer livre ou no que os homens tem ditado como regra pra minha vida?

Ao responder essa questão eu vou saber, se estou livre, ou cativo numa liberdade imaginária à qual fui conduzido por pessoas ditas sábias e estudadas em assuntos nos quais sou leigo.

Bom, uma certeza eu tenho, estou aprendendo, estou me tornando cada dia mais livre das amarras da religião e entendendo que Ele pode me ensinar bem mais se eu me quedar a vontade dEle pra mim.

Que inunde em nossos corações a vida, a paz e a liberdade que só Jesus pode nos trazer!

Nenhum comentário: